importância e classificação da iluminação para manequins de lojas de roupas...
A importância da iluminação em lojas de roupas
A importância da iluminação no design de uma loja é a mesma que a cor, a exibição e outros elementos. Ela pode melhorar a exposição dos produtos, criar uma atmosfera agradável na loja e, assim, criar um ambiente de compras inesquecível.
Loja apagada vs. Loja iluminada
Quando um cliente visita uma loja sem luzes, ele pode se perguntar: "Esta não é uma casa mal-assombrada?". A cena toda é assustadora.
Adicione a isso a iluminação fixa na loja, e a atmosfera fica ainda mais assustadora.
Comparado à loja apagada, a emanação assustadora e aterrorizante da loja é ainda mais aparente.
Uma loja iluminada tem um alto índice de atração. Não é apenas visualmente confortável. Sob a luz, os produtos ganham um toque de classe e a loja se torna mais presente.
A iluminação adequada na loja pode ter um efeito embelezador e decorativo.
A intensidade de iluminação adequada não só cria uma sensação de conforto para os clientes, mas também faz com que os produtos pareçam mais agradáveis esteticamente, incentivando-os a experimentá-los.
Além de destacar as características da marca, a iluminação também pode alcançar o melhor efeito visual para exibir manequins e adereços, destacando as qualidades únicas dos produtos e promovendo experiências interativas entre clientes e produtos, impulsionando as vendas.
Classificação da iluminação
Geralmente, classificamos a iluminação da loja em: iluminação básica, iluminação principal, iluminação decorativa, intensidade da luz e temperatura da cor da luz. 1. Iluminação Básica: Refere-se à iluminação abrangente e essencial de um ambiente. As lâmpadas são normalmente instaladas acima da loja, proporcionando iluminação de uma área ampla. Dentro da loja, a iluminação básica fornece luz que garante uma navegação suave e uma visualização e seleção claras das mercadorias.
2. Iluminação de destaque
significa concentrar a iluminação em certas áreas ou produtos para atingir o objetivo de destacar os produtos e atrair clientes.
A iluminação principal na vitrine geralmente é no manequim, porque as roupas usadas pelos adereços do manequim são os destaques e precisam ser descobertas pelas pessoas.
3. Iluminação decorativa
refere-se ao efeito decorativo obtido pela iluminação do fundo dos produtos expostos, do piso e das paredes da loja. 4. Intensidade da Luz: Refere-se ao fluxo luminoso de luz visível recebido por unidade de área. Também conhecida como iluminância, indica a intensidade da luz e o grau de iluminação da superfície de um objeto. Pode-se observar que uma iluminação excessivamente forte pode ser ofuscante e desconfortável.
A iluminação é adequada e está em harmonia com a cor do produto, tornando-o muito mais confortável.
5. Temperatura da cor da luz
A definição oficial de temperatura da cor é que cores diferentes são produzidas pela aplicação de temperaturas diferentes a um corpo negro. Em termos leigos, refere-se às mudanças de cor percebidas pelo olho humano quando as ondas de luz têm energias diferentes. Ela pode ser categorizada como luz quente, luz neutra e luz fria. Da esquerda para a direita, são luz quente, luz neutra e luz fria. Essa luz fria é frequentemente usada em ambientes de alta tecnologia (como lojas de celulares e centros de experiência de RV), criando uma sensação de distância.